Campanha Sabesp 2012/2013

Em 2012, teve início a terceira campanha projetada pela Chetto Comunicação para a SABESP, visando à conscientização da sociedade sobre o uso racional da água. O mote teria quer ser inteligente e retratar de forma bem humorada o engajamento de todas as faixas etárias.

No processo de brainstorm precisávamos criar alguma frase que fosse comum ao povo brasileiro, por meio da qual as pessoas se identificassem com a causa, independente de classe social. A frase deveria ser simples e conseguri informar que “a água potável é um recurso limitado, use com parcimônia”.

Mas estamos falando com todos os níveis sociais, dos mais jovens (já engajados pelas campanhas PURA nas escolas) até homens e mulheres acima dos 25 anos.

Quando pensamos em uso racional temos a idéia de economia, mas a importância social é bem maior. A mudança de alguns hábitos simples já seria suficiente. Tomar um banho mais rápido, escovar os dentes sem a torneira aberta, etc. Mas quando o assunta navega para a esfera social, então tudo se torna mais complexo. Todos precisam se envolver com o conceito de reduzir o consumo da água potável.

Falar com esta sociedade (donas de casa, empresários, empregados, alunos, aposentados, etc) de forma homogênea, seria uma tarefa difícil utilizando apenas uma frase de impacto. Adotar o tema brasilidade não seria uma tarefa fácil. Entendemos que a idéia teria que representar a junção de dois elementos: o textual (chamada) e o visual (elemento iconográfico).

Novamente de volta aos rabiscos, pensamos em todos os jargões que são comuns à maioria dos brasileiros. Então surgiu a ideia! A partir de uma corrente de pensamentos: a água potável é um recurso limitado; a água potável pode acabar, a água potável pode ser escassa um dia... Ou seja: a água potável está por um fio.

Criamor a frase Nossa água por um fio. Como estamos trabalhando com todos os setores da sociedade, nosso símbolo gráfico não poderia ser único, então veio a idéia dos móbiles mostrando que aproveitar a água com parcimônia não é obrigação do Estado, ou das empresas, ou somente dos moradores da grande São Paulo, é uma obrigação de todos.

O resultado desse trabalho elaborado pela Chetto Comunicação, tendo como diretor de arte Otécio Chiquito, você pode conferir nas fotos abaixo. Foram produzidos cadernos de treinamento, posters, entre outros materiais. Um projeto que deixa claro que a criatividade é um processo longo, de estudo, de entendimento, de descobrir, de construir e adaptar.

capanha-blog.jpg

Destaque
Posts recentes